Já ouviram falar que um sono descansado e prolongado é essencial para garantir bons resultados em termos de aumento da massa muscular e de manutenção de níveis de performance elevados. No entanto, aparentemente, a falta de sono não afecta apenas a nossa performance física mas também a tendência para seguir, ou não, uma alimentação cuidada e saudável.

Investigadores da University of Tsukuba’s International Sleep Medicine (IIIS) [1] descobriram novas pistas sobre a relação entre a falta de sono, nomeadamente do tipo REM, e a vontade de ingerir alimentos menos saudáveis contendo, especialmente, açúcar e gordura.

Basicamente, os investigadores usaram um novo método para produzir uma redução do sono tipo REM em ratos em conjunto com uma técnica de alteração química para bloquear os neurónios do córtex pré-frontal e os comportamentos que eles controlam. Como resultado, os investigadores descobriram que a inibição da acção destes neurónios reverte os efeitos da perda de sono REM no consumo de açúcares mas não teve qualquer tipo de efeito no consumo de gorduras.

O sono do tipo REM corresponde a uma fase do sono dos mamíferos que está directamente relacionada com os sonhos e é caracterizada por um rápido movimento dos olhos e uma quase total paralisia do corpo. O córtex pré-frontal desempenha um papel importante na avaliação dos paladares através do sabor, cheiro e textura dos alimentos. Pessoas obesas apresentam uma actividade mais evidente do córtex pré-frontal quando expostas a alimentos muito calóricos. Segundo o autor principal do estudo, Kristopher McEown, – “os nossos resultados sugerem que o córtex pré-frontal desempenha um papel importante no desejo em consumir alimentos impulsionadores de um aumento do peso, com elevado teor em açúcar, quando o tempo de sono não é suficiente“.

Por isso, da próxima vez que pensares em ficar mais umas horas acordado, lembra-te que estarás a “minar” os teus resultados, não só em termos de performance física mas também através de um aumento da pré-disposição para a ingestão de alimentos menos saudáveis e que vão, com certeza, contra os teus principais objectivos!

[1] – Kristopher McEown Yohko Takata Yoan Cherasse Nanae Nagata Kosuke Aritake Michael Lazarus. Chemogenetic inhibition of the medial prefrontal cortex reverses the effects of REM sleep loss on sucrose consumption. eLife, Dezembro 2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *