Muitas vezes me têm perguntado se a fibra interfere na absorção proteica. Pois é… na alimentação, tudo aquilo que comemos interage, de certa forma, com os restantes alimentos ingeridos. Por um lado poderá potenciar a acção de determinado elemento. Por outro lado, poderá prejudicar, ou mesmo, anular o efeito de outro elemento. Chama-se a isto efeito sinergético – tudo interfere ou interage com tudo.

O artigo de hoje pretende esclarecer algumas questões relacionadas com este efeito sinergético entre a fibra alimentar e a proteína.

Numa primeira fase, talvez seja melhor esclarecer um pouco o que é a fibra alimentar – a proteína já devem saber muito sobre ela…

Fibra alimentar

A fibra alimentar é um tipo de Hidrato de Carbono não digerível, isto é, é um tipo de Hidrato de Carbono que o nosso organismo não consegue absorver. Contudo, isso não quer dizer que não seja importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

Existem dois tipos de fibras alimentar:

  • Fibras solúveis;
  • Fibras insolúveis.

A grande diferença entre estes dois tipos de fibras é a capacidade de se dissolver em água – a primeira dissolve-se; a segunda não se dissolve.

As fibras são importantes na nossa alimentação por vários motivos:

  • Auxiliam na produção de compostos benéficos durante a fermentação da fibra solúvel;
  • A fibra insolúvel ajuda a aumentar o volume e a amolecer as fezes, assim como a reduzir o tempo de trânsito intestinal;
  • Vários estudos indicam que dietas ricas em fibra conduzem a uma redução na taxa de incidência de diferentes tipos de cancro, como o cancro da mama ou do cólon, assim como a diabetes e a obesidade.

Interacção Fibra-Proteína

A fibra interfere na absorção de outros alimentos pois aumenta o tempo de absorção dos nutrientes. Isto acontece porque a fibra, não sendo absorvida pelo organismo, dificulta o processo de decomposição dos restantes alimentos e, com isso, aumenta o tempo de absorção dos nutrientes neles contidos.

Isto não é, necessariamente, um aspecto negativo. O único a aspecto a ter em conta está relacionado com a altura do dia em que comes fibras. Há alturas do dia em que a libertação gradual e constante de nutrientes é benéfica e outras alturas em que queres que os nutrientes cheguem o mais rapidamente possível às células.

Por exemplo, logo após o treino, as células musculares encontram-se desgastadas e a precisar, urgentemente, de nutrientes para facilitar e acelerar o processo de recuperação. Assim, nestas alturas, ingerir muita fibra é contraproducente pois aumentará o tempo de absorção dos nutrientes e, com isso, atrasar o acesso destes nutrientes às células musculares “esfomeadas” no pós-treino.

Por outro lado, noutras alturas do dia, ingerir mais fibra é benéfico pois, com isso, conseguirás manter um aporte nutritivo mais constante e gradual ao longo do tempo, garantindo um ambiente anabólico mais eficiente.

Conclusão

Resumindo, as fibras não são negativas quando ingeridas em conjunto com alimentos proteicos. O único aspecto que deves ter em conta é a altura do dia em que o fazes – no pós-treino, procura ingerir proteína e hidratos de carbono de rápida absorção e muito pouca fibra para que consigas uma absorção rápida dos nutrientes. Nas restantes refeições diárias, poderás (e deverás) considerar alimentos ricos em fibra para garantir um bom funcionamento do tracto intestinal e reduzir o risco de vires a sofrer de diferentes tipos de doenças.

Bons treinos!!

 

Descobre mais em Nuno Feliciano Fitness!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *